Vacas com QR code

Vacas com QR code

Jane e Barnes Marcos são os proprietários de uma fazenda do Reino Unido que teve a ideia de pintar códigos QR no dorso das vacas. Os visitantes utilizam os dispositivos de captura de imagens presentes em tablets ou smartphones para ler o código e, automaticamente, são conduzidos a uma página da fazenda na internet. Nela, há informações sobre o trato dos animais, quantas vezes as vacas são ordenhadas, que tipo de alimentação recebem e, em geral, todo tipo de informação sobre o dia a dia na fazenda.

Essa iniciativa teria pouca saída na maioria das fazendas, mas, nesse caso, parece que a propriedade recebe uma grande quantidade de visitas e, para poder facilitar toda a informação que os visitantes requeiram, ocorreu a ideia de utilizar códigos QR em uma vaca. A finalidade é aproximar o mundo da fazenda aos visitantes de uma maneira física e virtual, com os dispositivos de última geração se convertendo em fonte de informação.

Para colocar o código QR (Quick Response Barcode), os produtores colocam um modelo sobre o dorso da vaca e pulverizam com uma pintura especial que pode ser facilmente eliminada com uma simples escovação. Os produtores acreditam que é necessário colocar valor no trabalho que realizam, dizendo que as fazendas do Reino Unido produzem milhões de litros de leite por ano e que a maioria das pessoas não tem uma percepção clara do esforço que há por trás do leite e dos derivados lácteos consumidos.

Acredita-se que é uma iniciativa pioneira no Reino Unido e que talvez abra espaço para que outros produtores tenham projetos semelhantes. No momento, a página da fazenda na internet aumentou suas visitas em 150%, somente colocando o código QR. Para os proprietários, isso demonstra que os visitantes querem mais detalhes sobre como funciona a fazenda, algo que também facilita a valorização dos alimentos e aumenta a aceitação.

França: um exemplo do sucesso no uso de códigos QR em vacas

Um agricultor francês dedicado à venda de produtos lácteos direto ao público não sabia como fazer publicidade desses produtos. Ele teve a ideia genial de usar códigos QR pintados em suas vacas.

Esse vídeo abaixo (em francês, com legenda em inglês) mostra sua iniciativa que tem sido um sucesso. As pessoas se aproximam do lugar para ler os códigos QR, ao qual foi incorporado um jogo, tipo “raspe e ganhe”. Quando se lê o código QR, aparecem 9 caixas das quais deve-se riscar três. Se aparecerem três vacas, a pessoa ganha algum produto produzido por ele.

As informações são do The Sun, www.ugr.es, gastronomiaycia.com, infoalimentaria.com, adaptado pelo PortalLechero.com, traduzido pelo MilkPoint.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *